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REGULAMENTO - Armas Curtas - 2014
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1 – INTRODUÇÃO

1.1 - O Campeonato Catarinense de Tiro Esportivo nas modalidades de Armas Curtas será disputado pelos Clubes e seus associados devidamente filiados e em dia com suas obrigações perante a Federação Esportiva de Tiro e Caça de Santa Catarina, abreviada neste regulamento como FETC, e tem como objetivo promover o desenvolvimento do esporte em nosso estado, contribuir com o aprimoramento físico, mental e social de seus participantes, promover o congraçamento entre os Atiradores e perpetuar nossas tradições.

1.2 – As provas do Campeonato Catarinense de Tiro Esportivo – Armas Curtas, abreviado neste regulamento como CCAC, serão disputadas de acordo com as regras da ISSF – International Shooting Sport Federation (Federação Internacional de Tiro Esportivo), ressalvadas as disposições do presente regulamento.

1.3 – O Conselho de Representantes - CR - será formado por um representante de cada Clube participante do CCAC e será o órgão máximo da justiça desportiva dentro do Departamento de Armas Curtas da FETC. O Clube promotor deverá afixar em lugar visível o nome dos representantes do CR para conhecimento de todos.

1.4 – Fará parte da Juria, em cada etapa, o Diretor de Armas Curtas da FETC ou 01 representante por este indicado, 01 representante do Clube promotor e 01 representante do Clube que sediará a próxima etapa.

1.5 – O jantar de confraternização com entrega da premiação da etapa anterior acontecerá no sábado e  será oferecido pelo Clube promotor, sendo que a bebida ficará por conta de cada participante.

1.6 – O atirador, para participar das provas de arma de fogo, deverá ter Certificado de Registro junto ao Exercito (CR).

 

2 – DISPOSIÇÕES GERAIS

2.1 – CAMPEONATO CATARINENSE DE ARMAS CURTAS INDIVIDUAL

2.1.1 – O CCAC individual será disputado nas modalidades de Fogo Central, Pistola de Ar, Pistola Standard e Pistola 50m.

2.1.2 - Na modalidade de Fogo Central, os atiradores serão divididos nas Categorias A, B, C, Júnior e Máster. Na modalidade de Pistola de Ar, os atiradores serão divididos nas Categorias A, B, C, Master, Dama, Dama Junior, Junior e Para-atleta. Nas modalidades de Pistola 50m e Pistola Standard haverá Categoria única.

2.1.3 - A divisão dos Atiradores nas Categorias A, B e C será feita no início da temporada, tomando-se por base a pontuação média dos mesmos nas provas efetivamente concluídas no ano anterior.

2.1.4 - Os 15 Atiradores que tiverem a melhor média anual serão agrupados na Categoria A. Na seqüência virão os 15 Atiradores que comporão a Categoria B, e os demais irão compor a Categoria C.

2.1.5 – O Atirador Campeão da Categoria C do ano anterior, independentemente da média, deverá subir para a Categoria B ou para a Categoria A se possuir média para tal. O Atirador Campeão da Categoria B independentemente da média, deverá subir para a Categoria A.

2.1.6 - A Categoria Júnior será formada pelos Atiradores que tiverem menos de 21 anos até 31 de dezembro do ano em que se disputa o campeonato. No ano em que completarem 21 anos, os Atiradores já deverão ser enquadrados em uma das Categorias A, B ou C, conforme sua média no ano anterior.

2.1.7 – Os Atiradores da Categoria Júnior poderão optar por participar em uma das Categorias A, B ou C, dependendo da sua média, entretanto somente poderão participar em uma única Categoria.

2.1.8 – Os atletas com idade igual ou superior a 55 (cinqüenta e cinco anos) até 31 de dezembro do ano em que se disputa o campeonato, farão parte da categoria MASTER, a qual será disputada nas modalidades de Fogo Central e Pistola Ar. Os Atiradores desta Categoria poderão, a seu critério, optar por participar em uma das Categorias A, B ou C, dependendo da sua média, entretanto somente poderão participar em uma única Categoria.

2.1.9 – Os atiradores integrantes de todas as categorias poderão atirar a Prova de Fogo Central com armas Calibre .22.

2.1.10 – As integrantes das Categorias Damas e Dama Junior, não pontuarão para a equipe.

2.1.11 – Os Atiradores oriundos de outros estados ou que não tenham tido participação no campeonato do ano anterior, deverão ser inseridos na Categoria que melhor se enquadrem segundo o seu potencial a critério do CR.

2.1.12 – Após a divulgação oficial dos resultados na primeira participação do Atirador no ano, não serão mais aceitas mudanças de Categoria, salvo por erro grave ou decisão do CR.

2.1.13 – A classificação final do CCAC individual será obtida somando-se a pontuação de prova dos Atiradores em todas as etapas do campeonato, deduzindo-se:
a) os dois piores resultados ou ausências, se o campeonato tiver de cinco a oito etapas;
b) os três piores resultados ou ausências, se o campeonato tiver mais de oito etapas;
c) não haverá descarte de resultados se houver menos de cinco etapas;

2.1.14 – Haverá 01 descarte de pontos para a classificação por equipe;

2.2 – CAMPEONATO CATARINENSE DE ARMAS CURTAS DE CLUBES

2.2.1 – O CCAC por Clubes será disputado nas modalidades de Fogo Central, Pistola de Ar, Pistola Standard e Pistola 50m

2.2.2 – As equipes serão formadas pelos Atiradores de cada Clube, computando-se para a classificação em cada etapa, a soma da pontuação de seus três melhores Atiradores, independentemente de Categoria ou sexo.

2.2.3 – A classificação final do CCAC por equipe será obtida pela soma de pontos sendo (15, 12, 10, 9, 8, 7, ... 1, para o 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º,...12º colocado respectivamente).

2.2.4 – Para fins de desempate de final de ano fica assim estabelecido:
Equipe: 1° - Maior n° de 1°, 2° 3°...... lugares.
              2° - Melhor prova do ano.

2.2.5 – Em caso de empate no final do ano, entre dois ou mais Atiradores, será considerado a pontuação da melhor prova do ano entre os Atiradores empatados. Persistindo o empate, será considerada a pontuação da segunda melhor prova do ano, e assim sucessivamente.

2.2.6 – O Atirador tendo participado de uma etapa por algum Clube, não poderá mais trocar de Clube durante o campeonato, podendo apenas competir como avulso. Os atletas que tenham participado como “AVULSO”, poderão integrar uma equipe, sendo que seus resultados só contarão para a equipe a partir da sua integração à mesma.

2.2.7 – Clubes e Atiradores deverão estar em dia com suas obrigações perante a FETC, sem o que, seus resultados serão automaticamente desprezados para efeitos do campeonato.

2.2.8 – A FETC terá uma participação de 10% (dez por cento) no valor total arrecadado com inscrições em cada etapa. para fazer frente à premiação final do campeonato que deverá ser a seguinte:

  1. Troféu para os Clubes classificados nas três primeiras colocações nas modalidades de Fogo Central, Pistola de Ar. Pistola Standard e Pistola 50m;
  2. Medalhas em Ouro para os Atiradores Campeões das Categorias A, B, C, Júnior e Master na modalidade de Fogo Central; atiradores campeões da categorias A, B, C, Dama, Dama Junior, Júnior, Master e Para-atleta na modalidade de Pistola de Ar e também para os Atiradores campeões nas modalidades de Pistola Standard e Pistola 50m, desde que participem de 50% + 1 das provas.
  3. Medalhas para os Atiradores classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar das Categorias A, B, C, Júnior e Master na modalidade de Fogo Central; Atiradores classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar das Categorias A, B, C, Dama, Dama Junior, Júnior, Master e Para-atleta na modalidade de Pistola de Ar e também para os atiradores classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar nas modalidades de Pistola Standard e Pistola 50m;

2.2.9 – A FETC por meio de seu presidente, institui o prêmio “MESTRE ATIRADOR” a ser outorgado aos atiradores que se destacarem em suas modalidades. Tal comenda será outorgada aos atiradores que conseguirem os índices:
a) Comenda de Bronze e o Título de “JOVEM ATIRADOR” nas modalidades:
1) Pistola Ar Masculino: ao atleta que atingir 563 pontos em pelo menos tres etapas do campeonato do ano;
2) Pistola Ar Feminino: ao atleta que atingir 365 pontos em pelo menos tres etapas do campeonato do ano;
3) Pistola 50m: ao atleta que atingir 539 pontos em pelo menos três etapas do campeonato do ano;
4) Fogo Central: ao atleta que atingir 570 pontos em pelo menos três etapas do campeonato do ano;
b) Comenda de Prata e o Título de “ATIRADOR SÊNIOR” nas modalidades:
1) Pistola Ar Masculino: ao atleta que atingir 569 pontos em pelo menos tres etapas do campeonato do ano;
2) Pistola Ar Feminino: ao atleta que atingir 371 pontos em pelo menos tres etapas do campeonato do ano;
3) Pistola 50m: ao atleta que atingir 540 pontos em pelo menos três etapas do campeonato do ano;
4) Fogo Central: ao atleta que atingir 575 pontos em pelo menos três etapas do campeonato do ano;
c) Comenda de Ouro e o Título de “MESTRE ATIRADOR” nas modalidades:
1) Pistola Ar Masculino: ao atleta que atingir 572 pontos em pelo menos tres etapas do campeonato do ano;
                   2) Pistola Ar Feminino: ao atleta que atingir 377 pontos em pelo menos tres etapas do campeonato do ano;
3) Pistola 50m: ao atleta que atingir 549 pontos em pelo menos três etapa do campeonato do ano;
                 4) Fogo Central: ao atleta que atingir 580 pontos em pelo menos três etapa do campeonato do ano;

2.2.10 – Os Clubes participantes do CCAC deverão patrocinar uma etapa na cidade de domicilio conforme calendário previamente aprovado. Os Clubes que não possuírem Stand próprio, ou adequado à prática do Tiro Esportivo deverão faze-lo em outro clube.

2.2.11 – O responsável pela equipe fica responsabilizado, sob pena de multa de 3 inscrições, em apresentar as inscrições dos atletas que participarão do evento até 03 dias antes da competição.

 

3 – DAS PROVAS

3.1 – As provas do CCAC serão organizadas pelos Clubes participantes e supervisionadas pela FETC, através do seu Departamento de Armas Curtas.

3.2 – O CCAC de 2014 será disputado em 09 etapas, conforme o calendário abaixo
           1ª etapa   01 e 02/02   On-line             Associação Caçadorense de Caça e Tiro - Caçador
2ª etapa    22 e 23/03   On-line             Clube Blumenau de Caça e Tiro Esportivo – Blumenau
3ª etapa    12 e 13/04   On-line             Clube Joaçabense de Tiro Caça e Pesca – Joaçaba
4ª etapa    17 e 18/05   On-line             Clube de Caça e Tiro Dias Velho – Rio do Sul
5ª etapa    14 e 15/06   On-line             Clube Caça e Tiro 1º de Julho - Lages
6ª etapa   26 e 27/07   On-line             Clube Blumenau de Caça e Tiro Esportivo – Blumenau
7ª etapa   16 e 17/08   On-line             Clube de Caça e Pesca Caramuru - Chapeco
8ª etapa   13 e 14/09   On-line             Clube de Caça e Tiro Frederico Donner - Timbo
9ª Etapa   01 e 02/11   On-line             Federação Esportiva de Tiro e Caça de Santa Catarina
3.3 – Qualquer alteração no calendário de provas, somente será permitida com prévia autorização do CR, desde que solicitada com no mínimo um mês de antecedência, sendo que o Clube que solicitou a alteração será responsável pela comunicação da mesma aos demais. No caso de cancelamento de etapa sem aviso ou não obedecendo ao prazo mínimo de 30 dias, o Clube promotor será punido com os prejuízos sofridos pelos demais clubes bem como deverá ressarcir o valor devido à FETC conforme item 2.7 deste Regulamento.

3.4 – O Clube promotor, bem como a FETC, estão isentos de responsabilidade em caso de acidente de qualquer natureza com os Atiradores, salvo se o mesmo tenho ocorrido por falha, culpa ou negligência em suas instalações ou do pessoal por ele contratado.

3.5 – O Clube Promotor somente poderá realizar a prova se o seu estande estiver de acordo com as exigências do órgão fiscalizador competente (Polícia Civil e Prefeitura Municipal), principalmente com relação aos aspectos de segurança e normas da ISSF.

3.6 – Os Estandes de Tiro também deverão atender plenamente ao regulamento técnico estabelecido pela ISSF. Pequenos desvios, omissões, falhas ou imperfeições poderão ser aceitas a critério do CR.

3.7 – São responsabilidades do Cube Promotor:

  1. Elaborar e entregar o convite a todos os Clubes participantes do CCAC na etapa anterior a sua, bem como o envio à FETC;
  2. Providenciar e numerar alvos para as provas;
  3. Providenciar computador, periféricos, material de expediente e pessoal com treinamento no sistema de apuração para efetuar a computação dos resultados, bem como, ponto de internet banda larga;
  4. Providenciar e treinar pessoal para efetuar a troca de alvos;
  5. Escalar Atiradores e/ou outras pessoas com conhecimento, para atuarem nas funções de Árbitros e apuradores;
  6. Disponibilizar serviço de bar e cozinha próximo ao local de realização das provas;
  7. Providenciar a premiação aos vencedores das provas;
  8. Recolher à FETC importância equivalente a 10% (dez por cento) do valor total arrecadado com inscrições na etapa;
  9. Fornecer a todos os Clubes participantes, relatório completo dos resultados da etapa;
  10. Remeter à FETC relatório detalhado dos resultados da etapa;
  11. Arcar com todas as despesas relativas à organização da etapa, principalmente aquelas relativas às obrigações aqui mencionadas.
  12. Conferir peso de gatilho e medidas das armas dos atiradores competidores.
  13. Conferir documentação das armas usadas pelos Atiradores, não permitindo o uso de Armas sem a devida documentação, evitando transtornos para o Clube como para o Atirador por parte da fiscalização do SFPC.

3.8 – O convite deverá informar:

  1. Programação completa da prova que deverá acontecer no decorrer de todo sábado e no domingo pela manhã, encerrando-se as 12:30 hs;

      Sábado –   Pistola de Ar (CCAC / On-line) – 1ª Tanda – 08:00 h às 09:35 h
                                                                                    2ª Tanda – 09:50 h às 11:25 h
                                                                                    3ª Tanda – 13:30 h às 15:05 h
                                                                                    4ª Tanda – 15:20 h às 16:55 h
                                                                                    Final – 18:00 h
                         Fogo Central (CCAC / On-line) – 1ª Tanda – 08:00 h às 10:00 h
                                                                                   2ª Tanda – 13:30 h às 15:30 h
                         Pistola 50 M (CCAC / On-Line) – 1ª Tanda – 11:00 ás 12:55 h
                         Pistola Standard (CCAC) – 1ª Tanda – 16:00 h às 17:00 h
      Domingo – Pistola de Ar (CCAC) – 1ª Tanda – 08:00 h às 09:35 h
                                                                   2ª Tanda – 09:50 h às 11:25 h
                           Pistola 50 M (CCAC / On-line) – 1ª Tanda - 08:00 h às 09:55 h
                                                                                     2ª Tanda – 10:10 h às 12:05 h

  1. Informações a constar no convite: Escala dos juízes convidados para atuar nas provas; Nome dos hoteis com numero de telefone; Local das refeições; Email para envio das inscrições; Telefones de contato, etc.
  2. Será de responsabilidade da equipe promotora, a verificação do numero de pessoas que participarão da Janta de sábado,  junto as equipes participantes.
  3. Os atiradores que atirarem a prova de Pistola de Ar no domingo, terão seus pontos validados para a classificação individual e para a equipe no CCAC, não tendo direito a participar da Final e do Brasileiro On-line.

3.9 – Os alvos utilizados nas provas deverão ser oficiais e não poderão ser usados alvos reaproveitados, salvo para as séries de tiro de ensaio.

3.10 – A premiação aos vencedores das provas será composta por:

  1. Certificado para os Clubes classificados nas três primeiras colocações nas modalidades de Fogo Central, Pistola de Ar, Pistola Standard e Pistola 50m;
  2. Medalhas para os Atiradores classificados nas três primeiras colocações na modalidade de Fogo Central (Categorias A, B, C, Master e Júnior);
  3. Medalhas para os Atiradores classificados nas três primeiras colocações na modalidade de Pistola de Ar (Categorias A, B, C, Master, Dama, Dama Junior, Júnior, Para-atleta e Final Olimpica);
  4. Medalhas para os Atiradores classificados nas três primeiras colocações na modalidade de Pistola 50m (Categoria U e Final Olimpica)
  5. Medalhas para os Atiradores classificados nas três primeiras colocações na modalidade de Pistola Standard

3.11 – O relatório a ser enviado à FETC deverá conter desempenho detalhado por série de dez tiros, de todos os participantes nas diversas Categorias e modalidades, bem como relatório completo do desempenho das equipes, podendo ser o mesmo na forma de arquivo magnético.

3.12 – O Clube promotor cobrará uma taxa de inscrição dos Atiradores, no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) para a primeira prova e R$ 20,00 (vinte reais) por cada prova além da primeira.

3.13 – A FETC tem a responsabilidade de disponibilizar o programa para a computação dos resultados, a máquina para a apuração dos alvos de Pistola de Ar e o kit contendo calibradores e pesos de gatilhos.

3.14 – Os clubes inscritos no CCAC e que promoverão uma etapa, deverão repassar ao clube promotor 03 (três) inscrições, independente de sua participação na etapa ou do número de atletas inscritos pela sua equipe, podendo o valor ser repassado na próxima etapa.

 

 

4 – CRITÉRIOS TÉCNICOS

4.1 – Todas as provas serão conduzidas de acordo com as regras da ISSF, salvo as disposições apresentadas neste regulamento.

4.2 – A conferência da numeração dos alvos é de obrigação de todo Atirador, não cabendo reclamação depois de efetuado disparos no alvo.

4.3 – Em nenhuma hipótese o Atirador poderá retornar ao posto após o término da prova para completar sua série de tiros. Se a juria decidir que o Atirador não disparou tiros em número suficiente para completar a série ou prova, os tiros faltantes serão computados como zero.

4.4 – Os tiros deverão ser computados sempre em ordem crescente  em todas as modalidades.

4.5 – FOGO CENTRAL

4.5.1 – Tempo de prova
Estágio de Precisão - Total de tiros: 30
                                      Tempo de preparação: 5 min.
                                      Tiros de ensaio: 1 série de 5 tiros
                                      Tempo limite de prova: 6 séries de 5 tiros em 5 min.
Estágio Rápido - Total de tiros: 30
                             Tempo de preparação: 3 min.
                             Tiros de ensaio: 1 série de 5 tiros
                             Tempo limite de prova: 6 séries de 5 tiros no estágio de tiro rapido.

4.5.2 – O uso de contra-alvos não é obrigatório.

4.5.3 – Os alvos poderão ser recolhidos e apurados na sala da juria.

4.5.4 – O estágio de Tiro Rápido será efetuado imediatamente após o estágio de Precisão.

4.5.5 – Serão  disparados no máximo 10 (dez) tiros por alvo de prova.

4.5.6 – O desempate na classificação individual será decidido a favor do atirador que possuir a melhor pontuação na última série de 10 (dez) tiros. Persistindo o empate, o mesmo será decidido pela penúltima série de 10 (dez) tiros e assim sucessivamente.

4.5.7 – O desempate na classificação por equipes será decidido a favor da equipe que possuir a melhor pontuação na soma das últimas séries de 10 (dez) tiros de seus três melhores Atiradores. Persistindo o empate, o mesmo será decidido pela soma das penúltimas séries de 10 (dez) tiros de seus três melhores Atiradores e assim sucessivamente.

4.6 – PISTOLA 50M

4.6.1 – Tempo de prova
Total de tiros: 60
Tempo de preparação e ensaio: 15 min.
Tiros no ensaio: Ilimitados
Tempo limite de prova: 1h30 min (alvo eletrônico) 1h40 min (alvo de papel)

4.6.2 – Será oferecido apenas um alvo de ensaio e serão disparados no máximo 20 (vinte) tiros por alvo de prova.

4.6.3 – O desempate na classificação individual será decidido a favor do Atirador que possuir a melhor pontuação no último alvo de prova. Persistindo o empate, o mesmo será decidido pela melhor pontuação no penúltimo alvo de prova e assim sucessivamente.

4.7 – PISTOLA DE AR

4.7.1 – Tempo de prova
Masculino - Total de tiros: 60
                     Tempo de preparação e ensaio: 15 min.
                     Tiros no ensaio: Ilimitados
                     Tempo limite de prova: 1h15 min (alvo eletrônico) 1h20 min (alvo de papel)
Feminino - Total de tiros: 40
                    Tempo de preparação e ensaio: 15 min.
                    Tiros no ensaio: Ilimitados
                    Tempo limite de prova: 50 min (alvo eletrônico) 60 min (alvo de papel)

4.7.2 – Serão oferecidos 2 (dois) alvos de ensaio e serão disparados no máximo 3 (três) tiros por alvo de prova.

4.7.3 – O desempate na classificação individual será decidido a favor do Atirador que possuir a melhor pontuação na última série de 10 (dez) tiros. Persistindo o empate, o mesmo será decidido pela penúltima série de 10 (dez) tiros e assim sucessivamente.

4.7.4 – O desempate na classificação por equipes será decidido a favor da equipe que possuir a melhor pontuação na soma das últimas séries de 10 (dez) tiros de seus três melhores Atiradores. Persistindo o empate, o mesmo será decidido pela soma das penúltimas séries de 10 (dez) tiros de seus três melhores Atiradores e assim sucessivamente.

4.8 – PISTOLA STANDARD

4.8.1. – Tempo de prova
Total de tiros: 60
Tempo de preparação: 3 min.
Tiros no ensaio: 1 serie de 5 tiros em 150 seg
Tempo limite de prova: 4 series de 5 tiros em 150 seg; 20 seg e 10 seg

4.8.2 - Será fornecido 01 alvo de ensaio e 03 alvos de prova.

4.8.3 – O desempate na classificação individual será decidido a favor do Atirador que possuir a melhor pontuação na última série de 10 (dez) tiros. Persistindo o empate, o mesmo será decidido pela penúltima série de 10 (dez) tiros e assim sucessivamente.

4.8.4 – O desempate na classificação por equipes será decidido a favor da equipe que possuir a melhor pontuação na soma das últimas séries de 10 (dez) tiros de seus três melhores Atiradores. Persistindo o empate, o mesmo será decidido pela soma das penúltimas séries de 10 (dez) tiros de seus três melhores Atiradores e assim sucessivamente.

 

5 – DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1 – Os Atiradores ou Clubes que se julgarem prejudicados de alguma forma, poderão encaminhar protesto ao CR, desde que observado o prazo máximo de 30 (trinta) minutos, após a divulgação oficial..

5.2 – Para protestos relativos aos resultados, o prazo começará a ser contado após a divulgação oficial e final dos resultados. Para outros protestos, o prazo começara a ser contado imediatamente após a ocorrência do fato gerador.

5.3 – Caso o CR decida pela mudança nos resultados e conseqüente alteração de premiados, a premiação caso já tenha sido entregue, deverá ser devolvida para então ser entregue aos corretos premiados.

5.4 – O CR tem a prerrogativa de aprovar e solicitar alteração do presente regulamento para a devida homologação e também a responsabilidade de decidir sobre os casos omissos.

Caçador, Outubro 2013.

Participantes:
Diretor de Armas Curtas FETC– Jony Nossol
Clube de Tiro Caça e Pesca Caramuru  – Claudinei Pacheco e Pedro Carlos Salles Pitthan Filho                                                                    
Clube Blumenau de Caça e Tiro Esportivo  – Aramis Celio Monteiro Filho, Aloisio Harle e Rafael Allan Oechsler
Clube Caçadorense de Caça e Tiro – Fábio Rodrigo Sorgatto e Luciano Gomes
Clube de Caça e Tiro Frederico Donner – Ramides Voigt
Clube de Caça e Tiro Dias Velho – Ivo Moes
Clube Joaçabense de Tiro, Caça e Pesca – Rafael Kratochvil
Presidente FETC - Carlos Augusto Sell
Vice-Presidente FETC -  Ramides Voigt
Secretaria FETC - Maria Cristina Schuck

 

 
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